Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)
Refluxo dos ácidos do estômago para o esôfago
Sobre a doença
A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é um problema do Sistema Digestivo onde os ácidos presentes no estômago voltam para o esôfago e causam problemas como azia, regurgitação (vômito), tosse e rouquidão.
A camada de células (mucosa) que reveste o tubo digestivo é diferente do início ao fim. No esôfago esta camada é mais frágil e não suporta o contato longo com a acidez estomacal. Se o suco gástrico sobe (reflui) para o esôfago, a pessoa pode sentir uma queimação que sobe do estômago até o peito. Em alguns casos pode chegar até a garganta. Essa sensação é conhecida como azia. Em casos mais raros, o suco gástrico pode subir até a boca, a chamada regurgitação.
Outra situação muito comum em portadores de DRGE é a Hérnia de Hiato. Esta é uma condição em que hiato (orifício do diafragma - músculo que separa o tórax do abdômen) está mais largo e frouxo do que deveria estar, fazendo com que a parte superior do estômago acabe deslizando para dentro do tórax, o que forma a condição que pode intensificar o refluxo.
As principais complicações que podem ocorrer em portadores da DRGE são as feridas como erosões, úlceras e estenose. As lesões de esôfago podem causar sangramentos, que causam anemia e em alguns casos, a inflamação crônica pode causar câncer no esôfago.