Colonoscopia ou Endoscopia Digestiva Baixa

Procedimento que permite a visualização do reto, intestino grosso e porção final do intestino delgado

A colonoscopia é um exame que permite a visualização do reto, intestino grosso e em alguns casos a porção final do intestino delgado. A finalidade deste exame é verificar sangramentos pelo ânus, prevenção e diagnóstico de câncer de intestino grosso, diagnóstico de colites e outras doenças do intestino.

A colonoscopia pode ser realizada do ponto de vista do nível de consciência de 2 maneiras:
- Sedação moderada/analgesia ou sedação consciente: Método em que se utiliza uma medicação endovenosa que irá tranquilizá-lo e fazê-lo relaxar.
É o método mais utilizado no Brasil para a realização de procedimentos endoscópicos.
- Sedação profunda/analgesia: Método em que se utiliza medicações endovenosas administradas por um médico anestesiologista, cujo resultado é a depressão profunda do nível de consciência induzidas por estes medicamentos.
Este método é utilizados em situações especiais tais como procedimentos em crianças, idosos, pacientes que fazem uso de medicação controlada (psicotrópicos) tais como calmantes, remédios para insônia, depressão, esquizofrenia. Também poderá ser utilizado para os pacientes com histórico de que  não se sentiram confortáveis com a realização no passado de procedimento sob sedação moderada ou sedação consciente.

Orientações
- Na hora do exame, você deve estar com o estômago vazio, em jejum de 10 horas. Por isso não tome café da manhã ou água no dia da colonoscopia . O tempo de jejum para o laxante utilizado por via oral no preparo do intestino é de 2 horas.
- O intestino deverá estar livre de fezes e resíduos, permitindo assim um exame minucioso da mucosa intestinal.
- A clínica indicará para o paciente um preparo que deverá ser seguido a risca para fazer a limpeza correta do intestino.
- O preparo do exame pode ser realizado em casa ou no local de trabalho , na maioria das vezes. Assim, o paciente fica mais confortável e pode chegar na clínica em um horário mais próximo do exame, evitando espera.
- Algumas medicações deverão ser suspensas antes da realização do exame. Converse com o seu médico para obter uma melhor orientação.
- Leve um acompanhante no dia do exame. Recomenda-se não dirigir durante todo o dia após o exame, pois o medicamento que você recebeu para relaxá-lo e tranquilizá-lo poderá causar sonolência e/ou diminuir seus reflexos.
- Não é indicado o transporte do paciente após o procedimento e liberação da clínica em veículos do tipo motocicletas ou bicicletas , sob o risco de acidentes graves.