Pólipo de Vesícula Biliar

Tumores benignos presentes na Vesícula Biliar

Sobre a doença

Os pólipos de vesícula biliar são protuberâncias na mucosa, projetadas para dentro da vesícula. Normalmente eles são encontrados durante o exame de ultrassonografia, já que, geralmente, os mesmos não apresentam sintomas.

Causas

Pouco se sabe sobre o problema, mas a sua formação parece estar associada ao metabolismo das gorduras. Em alguns casos, o fator genético também está associado. Pacientes que possuem síndromes poliposas congênitas também podem desenvolver pólipos na vesícula biliar.
Causas

Características Clínicas

A maioria dos pólipos de vesícula biliar são benignos, mas é importante que detecção precoce dos raros pólipos malignos possa ser feito e o tratamento comece o quanto antes. A maioria deles não é maligna, são constituídos apenas de alterações estruturais ou depósitos de gordura como colesterol.

Diagnóstico

O diagnóstico dos pólipos de vesícula biliar é feito através do exame de ultrassonografia e a conduta de tratamento depende do médico. Este é o método mais indicado, pois como o aparelho é sensível, através dele você consegue distinguir os tipos de pólipos.

Tratamento

O tratamento para os pólipos de vesícula biliar é através da cirurgia, que consiste na retirada do órgão. O tratamento é indicado principalmente para prevenir o câncer de vesícula biliar.