H. Pylori

Bactéria associada a doenças digestivas e destruição da mucosa estomacal

Sobre a doença

É um bacilo em forma de espiral, Gram negativo, encontrado na mucosa que reveste o estômago humano e tem sido associado com diversas doenças digestivas. Más condições de habitação e higiene são considerados os principais facilitadores da infecção pelo H. pylori.

A transmissão pode ocorrer por via oral-oral, fecal-oral ou ambas.

Sintomas

É muito comum haver a contaminação por esta bactéria, mas nem sempre ela vem associada a sintomas. Como ela está associada a destruição da mucosa estomacal, sintomas como queimação, dor de estômago, enjoo e até fezes com presença de sangue.
Sintomas

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através da biópsia colhida no exame de endoscopia. Este material pode ser submetido a análise patológica ou teste de urease.
Diagnóstico

Tratamento

O tratamento consiste em medicações que protegem o estômago associadas à antibióticos, que devem ser ingeridos conforme orientação médica.
Tratamento

Recomendações

- Faça refeições mais leves com pouco sal, de 3 a 4 vezes por dia, sempre no mesmo horário, em pequenas porções e intervalos menores. - Tente consumir uma fruta diariamente, incrementando sua dieta com vegetais frescos e outras fibras, como cereais. - Atenção com o tempero: refeições gordurosas, frituras e molhos condimentados podem agravar os sintomas da gastrite ou da úlcera. - Mude seus hábitos de consumo, ingerindo menores quantidades de café, chá preto e mate (ricos em cafeína). Nas refeições, troque o refrigerante ou o suco cítrico pela água natural. Evite fumar. - Existem medicamentos que podem causar transtornos estomacais. Evite a automedicação e converse sempre com seu médico.
Recomendações