Gastrite e Dispepsia

Doença que causa desconforto na digestão dos alimentos

Sobre a doença

O nome é estranho, mas provavelmente você já teve algum desses sintomas: digestão difícil, náuseas, vômitos, saciedade precoce, empachamento, desconforto e dor de estômago.

Sintomas

Para auxiliar o seu médico na prescrição correta da medicação, lembre-se de descrever claramente os seus sintomas, como por exemplo: - O que você sente exatamente: é dor ou desconforto na boca do Estômago? Sensação de estufamento? Azia ou queimação? Qualquer comida fica o dia inteiro na memória? - Quando e em quais circunstâncias você sente isso: antes ou depois das refeições? - O que normalmente alivia seus sintomas: a alimentação? Um antiácido? - O que faz aumentar os sintomas: algum tipo de alimento em especial? Tensão emocional? Estresse? - Com que frequência você tem esses sintomas: várias vezes ao dia? Uma vez por semana?
Sintomas

Diagnóstico

Na maioria dos casos, esses problemas ocorrem devido a alterações nos movimentos de contração do estômago e do duodeno (porção inicial do intestino) ou simplesmente porque o estômago de algumas pessoas é mais sensível. Esses distúrbios são conhecidos como dispepsia funcional. Em outros casos, estes mesmos sintomas podem ser decorrentes de lesões ou doenças de estômago e duodeno, como úlcera ou câncer, ou por doenças da vesícula e pâncreas. Neste caso, o problema é conhecido como dispepsia orgânica. O exame mais indicado para um diagnóstico seguro é a endoscopia.
Diagnóstico

Tratamento

O seu médico irá propor o tratamento de acordo com os seus sintomas, que poderá ser: - Mudanças e adequações nos seus hábitos de vida. - Prescrição de medicamentos que facilitem o esvaziamento do estômago ou diminuam a produção de ácido.
Tratamento

Mudança de Hábitos

- Como e o que comer: Existem alguns alimentos que são naturalmente difíceis de digerir como frituras, alimentos gordurosos, doces concentrados, chocolate e condimentos fortes. Cada um de nós sabe qual alimento nos faz mal, por isso evite comê-lo. - O estômago sofre quando o sobrecarregamos demais, seja com a quantidade ou tipo de comida ou bebida, além da mastigação inadequada. Por isso, faça refeições menores e mastigue bem os alimentos, evitando líquidos durante a refeição. - Lidar bem com as tensões, já que situações mal resolvidas podem provocar dor de estômago.
Mudança de Hábitos