Diarréias

Evacuação de fezes líquidas de forma frequente e sem controle

Sobre a doença

A diarreia é uma doença muito comum que consiste na evacuação de fezes líquidas de forma frequente e sem controle. Ela pode ser tanto aguda quanto crônica, dependendo do tempo de duração dos sintomas.

Diarréia Aguda

O termo diarréia aguda é utilizado quando o problema começa de forma súbita e termina em até três semanas. O mais comum é que ela esteja resolvida em três a cinco dias. A maioria das diarréias agudas acontece por contaminação com vírus, bactérias ou parasitas. O problema também pode ocorrer com pessoas que ingerem medicamentos como antibióticos, laxantes e outros que possuem a diarréia como efeito colateral. Para evitar o problema, evite tomar água não tratada, tomar banhos em rios e piscinas contaminadas e prepare bem os alimentos, limpando-os com soluções de hipoclorito de sódio e fazendo o cozimento adequado.
Diarréia Aguda

Crônica

A diarréia crônica é caracterizada pela eliminação de fezes desmanchadas ou líquidas por mais de 3 semanas. As principais causas para este problema são a ingestão de laxantes, falta de lactase, insuficiência do suco pancreático e doenças como a Retocolite Ulcerativa, Doença de Crohn e Síndrome do Intestino Irritável. Ela também pode ocorrer devido a ingestão de medicamentos como anti-inflamatórios, antiácidos e procedimentos cirúrgicos onde houve a retirada de grande parte do intestino, além de alergias alimentares, intoxicação lenta por metais como o mercúrio e drogas utilizadas no tratamento quimioterápico. Como os casos de diarréia crônica estão em sua maioria associados a outros problemas, procure um médico para encontrar o melhor tratamento para você. Na maioria dos casos, um bom acondicionamento dos alimentos juntamente com cuidados de higiene e cuidados preventivos com outras condições crônicas auxilia no desaparecimento do problema.

Sintomas

Os principais sintomas das diarréias são: - Desidratação - Náusea - Dor abdominal - Cólicas - Necessidade urgente de utilizar o toalete - Perda do controle do intestino Em alguns casos, o paciente também pode apresentar: - Febre - Calafrios - Sangue nas Fezes

Tratamento

O tratamento para o problema costuma ser feito em casa, por meio da ingestão de líquidos para evitar a desidratação. Podem ser também receitados alguns medicamentos. Algumas dicas para o tratamento: - Beba de 8 a 10 copos de água por dia - Beba pelo menos um copo de líquido toda vez que você tiver uma evacuação sem controle - Faça refeições pequenas ao longo do dia - Coma alimentos salgados como bolachas e sopa - Coma alimentos ricos em potássio - Descanse bem